Olá pessoal,
Hoje vamos ver como utilizar o powershell no lugar de uma das ferramentas mais utilizadas quando estamos fazendo troubleshooting de serviços de rede, o netstat.
O netstat exibe as conexões TCP ativas, portas nas quais o computador está ouvindo, estatísticas de Ethernet, tabela de roteamento IP, estatísticas IPv4 (para os protocolos IP, ICMP, TCP e UDP) e estatísticas IPv6 (para os protocolos IPv6, ICMPv6, TCP over IPv6 e UDP sobre protocolos IPv6). Para replicar essa funcionalidade no powershell temos o comando Get-NetTCPConnection, que retorna um resultado semelhante, mas em forma de objetos.
Executando o comando sem quaisquer parâmetros, temos a lista não filtrada de todas as portas que tem conexão ativa. Para listar apenas as portas que o computador esta escutando, podemos utilizar o parâmetro -State com o argumento Listen.
Get-NetTCPConnection -State Listen
Para filtrar mais ainda o resultado, podemos utilizar o parâmetro -LocalPort e enumerar as portas que desejamos filtrar no resultado, caso não localize a porta, ela não será incluida no resultado:
Get-NetTCPConnection -State Listen -LocalPort 22,135,445,443
Este resultado, pode ser ainda mais refinado com os diversos parametros que o comandlet oferece e como está em formato de objeto o resultado pode ser exibido em formato CSV, Excel, exportado para um banco de dados, ou qualquer outra forma de exibição desejada.
Dúvidas? Sugestões? Comente!
Até a próxima!
1 Comments
up