Olá,
A maioria dos administradores do Windows estão familiarizados com o Windows Management Instrumentation (WMI), que é a implementação da Microsoft do modelo de informações comuns (CIM). CIM é um padrão de DMTF.org (Distributed Management Task Force) que fornece uma definição comum de informações de gerenciamento para sistemas, redes, aplicativos e serviços.
Sem entrar em detalhes demais, o padrão inclui uma especificação, esquema e metamodelo que permitem que os fornecedores forneçam uma maneira padrão de gerenciar seus produtos. A CIM inclui algumas classes padrão que representam informações como hardware e software do computador. As classes CIM podem ser estendidas para que os fornecedores possam adicionar propriedades relevantes aos seus produtos.
WMI é a implementação da Microsoft de CIM e apareceu pela primeira vez no Windows NT 4,0. Como a Microsoft foi um Early Adopter, DCOM foi usado para gerenciamento remoto porque não havia nenhum outro padrão definido no momento. DCOM significa Distributed COM e usa chamadas de procedimento remoto (RPCs) para fazer conexões remotas, o que é bom se todos os dispositivos estão na mesma rede, mas uma vez que eles são separados por roteadores NAT e firewalls, conectividade remota torna-se um desafio.
O Windows Server 2012 e o Windows 8 viram a Microsoft fazer algumas alterações no WMI alinhando-a com CIMv2 e movendo-se para o WS-MAN para conexões remotas. Porque o WS-MAN é um protocolo baseado em HTTP, é mais firewall amigável que o DCOM. Embora seja interessante notar que a pilha WMI atualizada pode ser acessada usando DCOM para compatibilidade com versões anteriores.
A partir do Windows Powershell 3.0 e o Windows Server 2012 a Microsoft passou a descontinuar o modelo WMI e passou a tornar suas implementações compativeis com o novo modelo CIM. O Open Management Instrumentation (OMI), disponivel para Linux tambem é uma implementação do modelo CIM, e a partir do Powershell Core, é possivel utilizar os comandos CIM no Linux fazendo a instalação do OMI e configurando as classes implementadas para linux.
Para interagir com essas classes e recuperar informações delas, podemos utilizar o legado Get-WmiObject e o padrão atual Get-CimInstance.
Get-WmiObject -Class Win32_OperatingSystem
Get-CimInstance -ClassName Win32_OperatingSystem
Dúvidas? Sugestões? Comente!
Até a próxima!
3 Comments
Up
Para cima.
up